sexta-feira, outubro 20, 2006

Glamour não é capricho juvenil

Como jovem repórter que é convidado para esse monte de coisa, eu digo que jabá não dá credibilidade pra empresa nenhuma. Ficar feliz por ter ganhado uma webcam, por exemplo, não implica em sair caçando notas pra escrever da empresa, tampouco ser ‘mais simpático’ aos releases recebidos.

É uma questão de cultura do mercado. Sempre foi assim. A profissão talvez não dependa de todo esse relacionamento, mas talvez seja uma tática para deixar os colegas menos estressados. “A gente ganha pouco, dorme mal, mas come muito bem e viaja tudo na faixa”. Parece que serve meio de consolo.

Não acho que o deslumbramento seja algo exclusivamente de jovens, mesmo porque a experiência ou inexperiência nesse mercado, muitas vezes, é atropelada pelos interesses comerciais. O jornalismo de TI, principalmente, vem carregado desses interesses. E com certeza o foco dos interesseiros não são os pobres focas em início de carreira, mas sim aqueles que têm o poder na mão.

Glamour? Acho que toda a profissão que mexe com o ego tem. Tem coisa mais glamourosa do que esses eventos de TI para os próprios executivos. Coquetéis regados a Uiques 18 anos, papos de “Você vai pra Angra este fim de semana? Não? Então posso usar seu iate” e por aí vai.

Bato na tecla de que o problema não é o jabá. Porque se fosse, eu não poderia ter a amizade que eu tenho com muitas assessoras e assessores de imprensa. Tem maior jabá que a amizade do cara que te vende a pauta?Acho até melhor, pra dizer a verdade, já que falar um não para um pessoa que te conhece bem é muito mais fácil. “Ih, foi mal fulano, esta pauta não vai rolar”.

Enfim, acredito que o problema, quando ele existe, vem na falta de capacidade de ser flexível, agüentar pressões, aprender com bons exemplos e repudiar os maus. Uma webcam, uma pen drive, ou uma viagem com tudo pago pra Miami, mesmo uma amizade, não muda nem um pouco meu modus operandi...

2 comentários:

  1. Anônimo9:30 PM

    É isso aí, Bruno! que todos os focas aprendam a ser éticos com vc!! []s
    Efeito Pimenta

    ResponderExcluir
  2. Ohhhhhhhhhhhhhhhhh u jabá! Vai?
    Um otimo final de semana pra vc!Vai de feriadao tbm? Eu vou!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.